VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

O Grupo de Trabalho em Violência Contra as Mulheres (GTVCM) do Projeto Safety, coordenado por Josiane Maia e Giovana Murinho, mestrandas em Saúde Coletiva da UEL e composto majoritariamente por estudantes do Curso de Enfermagem da UEL, elaborou esta cartilha sobre tipos de violências, interseccionalidades, relação entre saúde e violência contra as mulheres, rede de enfrentamento, como identificar a violência e como buscar ajuda.

A apresentação é da Sueli Galhardi, Mestre em Serviço Social, ex Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres e ex coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência do Município de Londrina.

A revisão do conteúdo contou com as participações de:

  • Sandra Lourenço, professora associada da Universidade Estadual de Londrina - UEL, que atua na graduação e no Programa de Pós Graduação M/D do Departamento de Serviço Social - UEL e pesquisadora na área de Violência de Gênero.

  • Elaine Galvão, socióloga e assessora da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) da Prefeitura de Londrina. Atual coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência do Município de Londrina.

  • Priscila Colmiran, enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher na Autarquia Municipal de Saúde (AMS) da Prefeitura de Londrina.


Boa leitura!

Atualizada em 30/04/2022

VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19.pdf

Assista a entrevista da Giovana Mourinho, mestranda em Saúde Pública da UEL e membra do Projeto Safety, concedida a TV UEL. Na entrevista, Giovana fala sobre o trabalho do GT Violência contra as Mulheres (GTVCM) e a produção da cartilha, que tem informações muito úteis para as mulheres se protegerem e ou saírem de situações de violência doméstica.

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NA PANDEMIA DE COVID-19_ AO QUE DEVEMOS NOS ATENTAR_.pdf

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NA PANDEMIA

O Grupo de Trabalho em Saúde Mental do Projeto Safety elaborou uma cartilha bastante detalhada sobre prevenção ao suicídio durante a pandemia da COVID-19. O material está dividido nas seguintes seções:


  1. O que comportamento suicida?

  2. Prevenção ao suicídio durante a pandemia

  3. Fatores de risco e grupos de vulnerabilidade

  4. Quando devemos ficar atentos?

  5. Atendimento psicológico gratuito



Boa leitura!

Clique aqui para retornar a página materiais