Boletim especial - novembro de 2023

25 DE NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


"A violência contra as mulheres é uma terrível violação dos direitos humanos, uma crise de saúde pública e um enorme obstáculo ao desenvolvimento sustentável", mensagem do secretario geral da ONU, António Guterres.

Para marcar os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, o Projeto Safety e a a Comissão de Saúde do CMDM Londrina publicam este boletim.


Boa leitura!

boletim especial_25.11.23.pdf
28 de maio.pdf

Boletim especial - MAIO de 2023

28 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA SAÚDE DAS MULHERES E DIA NACIONAL DE REDUÇÃO DA MORTE MATERNA


Ao longo de três anos de pandemia, mais de 2 mil gestantes ou puérperas morreram em função da COVID-19 no Brasil. Em Londrina, a maior concentração de mortes materna ocorreu no ano de 2021. Embora a emergência sanitária causada pela pandemia da COVID-19 tenha piorado o indicador de mortalidade materna, este é um problema anterior e que precisa ser enfrentado pelo poder público e pela sociedade.

Por isso, a Comissão de Saúde do CMDM Londrina, a RFS Londrina e o Projeto Safety publicam este boletim.


Boa leitura!

Boletim especial - MAIO de 2022

28 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA SAÚDE DAS MULHERES E DIA NACIONAL DE REDUÇÃO DA MORTE MATERNA

Cerca de 90% das mortes maternas são evitáveis. Segundo a OPAS, quase 75% das mortes maternas nas Américas são causadas por hipertensão, hemorragias, infecções, complicações no parto e abortos inseguros. 

Além disso, a falta de acesso à atenção oportuna e interrupções nos serviços de pré-natal foram responsáveis pelo aumento da mortalidade materna nas Américas durante a pandemia da COVID-19.

Para saber mais, leia o boletim na íntegra.

Boa leitura!

28 DE MAIO DIAINTERNACIONAL DEAÇÃO PELASAÚDE DAS MULHERES E DIA NACIONAL DE REDUÇÃO DA MORTE MATERNA (1).pdf
Boletim_28 DE MAIO 2021.pdf

Boletim especial - MAIO de 2021

28 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA SAÚDE DAS MULHERES E DIA NACIONAL DE REDUÇÃO DA MORTE MATERNA


Em 1984, durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, realizado na Holanda, foi estabelecido o dia 28 de maio como Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher . Posteriormente, reconhecendo a magnitude da morte materna no Brasil , esta pauta foi incorporada a data e priorizada nas mobilizações das mulheres brasileiras.


Boa leitura!

Boletim especial - Dezembro de 2020

Tema: Segurança e proteção dos trabalhadores de saúde


Coordenação da edição


Boa leitura!

Boletim especial Safety _ #1.pdf

O projeto Safety expressa seu respeito e profundo agradecimento a todas as trabalhadoras e trabalhadores da área da saúde que tem enfrentado medos, insegurança e riscos no combate ao novo coronavírus e a sua doença, a COVID-19. Esse boletim é dedicado muito especialmente aqueles que perderam a vida na linha de frente, que foram contaminados cuidando e salvando vidas!